10 passos da alimentação saudável
Com o título acima – no site bem estar med, matéria escrita pela Dra. Annelise Ribeiro do Valle de Lima Dias –
Nutricionista CRN 7011
1. Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches entre elas ao dia. Não pule refeições;
2. Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural;
3.Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches;
4.Coma no mínimo 3 porções de frutas diariamente;
5.Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 2 porções de carnes, aves, peixes ou ovos. Preferir carnes magras e sempre fazer preparações saudáveis pobre em gorduras, com isso esses alimentos se tornam mais benéficos à  saúde;
6.Consuma 1 porção por dia de castanhas e utilize azeites nas saladas;
7.Evite refrigerantes, sucos industrializados, bolos, biscoitos doces, recheados, sobremesas e outras guloseimas;
8.Diminua a quantidade de sal na comida. Retire o saleiro da mesa e temperos industrializados das preparações;
9.Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;
10.Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividades físicas todos os dias, evite bebidas alcoólicas e o fumo.
 
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Fonte: bemestarmed