5 Dicas para cuidar da sua coluna no dia a dia
A coluna é composta por 33 vértebras e tem duas funções básicas. A primeira é servir como eixo de sustentação da estrutura corporal e a segunda está relacionada com a condução das estruturas nervosas por meio do canal vertebral e dos foramens intervertebrais.
Toda essa responsabilidade torna a coluna vulnerável a desvios em suas curvaturas (cervical, torácica, lombar e pélvica), podendo ocasionar dores ou lesões. Confira algumas dicas de Carmen Roncato, fisioterapeuta do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, para manter uma postura adequada e evitar danos a sua coluna.
Mude constantemente de postura
Procure dar intervalos de descanso entre as posições, modificando-as frequentemente ou até realizando alguns exercícios durante o dia. Permanecer na mesma posição por tempo prolongado provoca fadiga e acúmulo de substâncias nocivas nos músculos contraídos.
Uso adequado de mochilas e bolsas
Diminua o peso de mochilas e bolsas, e divida o peso em dois pacotes se possível. Quando for utilizar a mochila, lembre-se de regular as alças para que não fique solta nas costas.
Cuidado com a posição para dirigir
Utilize o encosto do banco do carro na posição de 100º (um L com uma leve inclinação). O banco não deve ficar muito para trás nem muito para frente em relação ao painel do carro. Use o espelho retrovisor e evite rodar o pescoço para fazer manobras ao volante.
Acerte a posição na cama
Para dormir de barriga para cima: utilize um travesseiro baixo embaixo da cabeça e outro travesseiro embaixo dos joelhos. Para dormir de lado: utilize um travesseiro que preencha o espaço entre a orelha e o ombro – para que sua cabeça não fique nem caída e nem erguida enquanto dorme – e outro travesseiro entre os joelhos. Ao se levantar da cama, fique de lado com os joelhos dobrados e, em seguida, coloque as pernas para fora da cama e se apoie nos braços para sentar.
Levante peso da maneira correta
Ao abaixar para pegar algum objeto no chão, dobre os joelhos e nunca a coluna. A força para erguer o corpo com o objeto em mãos deve ser concentrada nas pernas.
Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz