A doença do gato  –  Toxoplasmose

A toxoplasmose, conhecida como a “doença do gato”, é uma parasitose que tem no gato um reservatório natural, contaminante da natureza através das fezes. Somente alguns gatos são transmissores, principalmente os gatos que comem carne crua e que não são confinados, portanto mais facilmente contaminados.

Qualquer pessoa pode se contaminar com os parasitos da toxoplasmose através de verdura crua mal lavada, carne mal passada, água ou terra contaminadas com dejetos, não é  só através de manuseio direto de gatos. A doença em si pode ser pouco sintomática ou até assintomática com cura espontânea,  raros pacientes  cronificam com lesão ocular. MAS temos uma preocupação especial com a gestante:  se a gestante não teve no seu passado clínico contaminação eventual  sintomática ou assintomática pela infecção  e portanto , está  desprovida de  proteção (anticorpos),  ELA PODERÁ  SE CONTAMINAR DURANTE A GESTAÇÃO e ter o feto contaminado apresentando lesão ocular e/ou cerebral  de grau variável.

É MUITO IMPORTANTE, pesquisar- se no sangue de uma mulher desejosa de engravidar a sua situação de defesas imunológicas frente à toxoplasmose. Se estiver negativa, sem proteção, os cuidados durante o período da concepção e durante toda a gestação precisam ser intensivos :
1)    Deve comer carne bem cozida ou bem passada.
2)    Lavar bem a tábua e facas usadas para cortar carne e verduras cruas.
3)    Só beber água tratada ou fervida.
4)    Lavar adequadamente legumes, verduras e  frutas.
5)    Beber leite pasteurizado ou fervido e derivados de origem controlada.
6)    Lavar bem as mãos com água e sabão ( antes e após cozinhar, usar o banheiro , lidar com a terra ou areia).

Apesar do Rio Grande do Sul ser uma área geográfica com alta prevalência de toxoplasmose,  com os cuidados para prevenir a contaminação das gestantes suscetíveis ,  praticamente os cuidados  pré-natais em questão serão bem sucedidos dentro desse ponto de vista.

Dra. Carmem Helena Snel
CRM  13284   RS
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO
Especialista em Acupuntura Médica pela Associação Médica Brasileira