Administrando o tempo
Vamos abordar um assunto que diz respeito diretamente à sua saúde, e que todos os dias corremos contra, ajustando nossas atividades, trabalho, família lazer e atividade física dentro do racional e assim buscando qualidade de vida.
Equilibrar o período de trabalho com o tempo, para a família, para os amigos, e porque não para si mesmo pode ser difícil no tempo em que vivemos. O problema maior não é a falta de tempo, e sim conseguir cumprir o planejamento e não deixar de comparecer aos compromissos agendados. Neste momento a sensação de frustração é inevitável. Para evitar a perda de tempo algumas medidas podem ser adotadas:
– estabeleça metas diárias, semanais, mensais e anuais
– programe suas tarefas e atividades da semana e do dia em função de suas metas.
– controle diariamente a s atividades realizadas e os resultados alcançados.
– defina prazos finais. Estabeleça data e horário para o início e fim de cada atividade.
– relacione o que precisa ser feito e priorize os itens de maior importância. Faça um de cada vez.
-defina políticas e procedimentos. Isso elimina a necessidade de tomar decisões rotineiras repetidas vezes.
– aprenda a delegar
– não protele e seja pontual
– melhore suas rotinas e seus hábitos de trabalho.
Algumas dicas importantes para que você administre melhor seu tempo:
-liste os passos necessários para que as metas sejam alcançadas.
-Evite interrupções. Desligue o telefone celular e não receba durante o trabalho qualquer ligação, exceto as emergências.
– não se frustre se você planejou e não conseguiu fazer o esperado.
– seja eficiente, mas não perfeccionista que isso toma boa parte do seu tempo e o resultado final não é tão superior assim.
-estabeleça uma lista de prioridades.
– não perca muito tempo em frente à televisão ou navegando na internet. Deixe essas atividades para seu tempo livre.
-examine papéis, emails e arquivos de imediato e realize uma limpeza uma vez por mês.
– decida quando poderá fazer cada atividade. É necessário agendar e priorizar suas atividades para obter algo realizado e pronto.
Essas dicas são baseadas em mudanças simples de comportamento e diminuem o desgaste de energia física e mental. Ao se tornar objetivo, é possível produzir melhor em um menor prazo. Administrar o tempo reduz o stresse e melhora a qualidade de vida. Mas sempre tenha metas a atingir, em qualquer fase da vida, pois isto é o combustível da esperança e do sentir-se útil.
 
Dr. Raul Cassel
CRM 15315
Fonte: Jornal NH – Bem Estar