Câncer de mama
Vivemos em um mundo de contradições, os avanços da tecnologia cada vez mais nos ajudando no dia a dia, tornado nossos afazeres mais rápidos e fáceis, comunicação instantânea com o mundo todo, conhecimentos a nossa disposição ao toque de um botão, no entanto mulheres ainda morrem ou são mutiladas por desconhecimento, ignorância ou medo de enfrentar a realidade de um exame simples de mama, a MAMOGRAFIA. As desculpas são as mais variadas, mas o fato é um só: nós devemos cuidar de nosso corpo em primeiro lugar, para depois cuidarmos dos que nos cercam.

Com os conhecimentos adquiridos pelos cientistas e médicos nas últimas cinco décadas os tratamentos melhoraram muito no aspecto de preservação de tecidos (não retirar toda a mama), tratamentos (menos traumáticos) e reconstrução (plásticas para devolver o que foi retirado). Mas tudo isto só tem um bom desfecho, quanto mais cedo ou inicialmente estiver a evolução do câncer. Para isto acontecer a avaliação da mama pelo médico (palpação ou com exames) deve ser realizado anualmente, a partir dos 35 anos.

Percebi tal dificuldade de entendimento com a repercussão, tanto no Brasil quanto nos EUA, do tratamento de retirada das mamas sãs e implantação de silicone realizado pela atriz Angelina Jolie. Foi demasiado e beirando a algo completamente fora do normal, quando deveria ser algo corriqueiro na vida das pessoas. Assim como nos abrigamos do frio para evitar um resfriado, a conduta dela foi igualmente de prevenção. Esta cirurgia é realizada em qualquer lugar do mundo e em nossa cidade também, mas se a pessoa com tal característica de tumor (história familiar importante com dois familiares com câncer de mama e diagnóstico positivo para o gen do câncer no exame de sangue) não nos procurar, todo este nosso desenvolvimento e conhecimento para realizar tal tratamento será desperdiçado e em vão.

A compreensão da importância de tal iniciativa por parte das mulheres é que fará nossa estatísticas melhorarem e, principalmente, salvar mais vidas.

Dr. Kleber Fisch – CRM 13824
Cirurgião Plástico