Câncer de pele
O QUE É CÂNCER DE PELE? É uma doença que ocorre por conta do desenvolvimento anormal de células da pele. Elas multiplicam-se repetida e desordenadamente até produzirem um tumor maligno. O câncer de pele é uma doença que tem cura, se descoberto logo no início, gerando possibilidades de tratamento.
QUAIS OS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DESENVOLVER CÂNCER DE PELE? São: história familiar de câncer de pele / pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros / pessoas que trabalham freqüentemente expostas ao sol sem proteção adequada /exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.
O sol é importante para a saúde, mas é preciso ter cuidados com o excesso. Quando seus raios ultravioletas (tipo B0 atingem as camadas mais profundas da pele, podem alterar suas células e provocar envelhecimento precoce, lesões nos olhos e até câncer de pele. Alguns cuidados especiais são necessários, principalmente para aqueles que trabalham ao ar livre.
O QUE DEVE SER FEITO PARA PREVINIR O CÂNCER DE PELE? Evitar exposição prolongada ao sol entre 10 e 16 h / use proteção adequada como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 15.
Usar o filtro solar apenas uma vez durante todo o dia, não protege por longos períodos. É necessário reaplicá-lo a cada duas horas, durante a exposição solar. Mesmo filtros solares à prova de água devem ser reaplicados.
E NO TRABALHO AO AR LIVRE?   Não deixe de usar, chapéus de abas largas, camisas de manga longas e calça comprida / se puder use óculos escuros e protetor solar / procure lugares com sombra / sempre que possível evite trabalhar nas horas mais quentes do dia.
QUE SINAIS DE ALERTA DEVEM SER PROCURADOS?  Manchas que ardem, coçam, escamam ou sangram / sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma e cor / feridas que não cicatrizam em 4 semanas / mudança na textura da pele ou dor.
COMO DEVE SER O AUTO-EXAME?  Em frente a um espelho, com braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e dos lados direito e esquerdo. Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas. Examine as partes da frente, de trás e de lado das pernas, além da região genital. Sentado examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como o estado entre os dedos. Com o auxílio de um espelho na mão e uma escova e secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas.  Também com o uso de espelhos na mão examine as costas e as nádegas. Ao perceber qualquer alteração na pele, consulte um médico.
Dr. Raul Cassel
CRM 15315
Fonte: Jornal NH – Caderno de Saúde – Segunda-feira, 18 de abril de 2016.