Corrida: em 10 anos, o número de praticantes subiu 200%

A corrida é um dos esportes mais efetivos para queima de calorias. Não bastasse, é um excelente exercício cardiorrespiratório, que alivia o stress e traz inúmeros benefícios para a saúde e vida social de seus praticantes.

É democrático e de fácil adesão: qualquer um pode correr, em qualquer velocidade, em qualquer lugar e um par de tênis é a única coisa que você precisa. Não a toa, sua prática cresceu mais de 200% nos últimos dez anos. Por que não tentar também?

Algumas dicas para quem quer começar:

1- Conte para as pessoas;
Isso trará mais responsabilidade para o seu desafio consigo mesmo.  Quando você contar aos outros, a pressão aumentará e fica mais difícil de desistir.

2- Estabeleça uma meta;
Correr uma prova de 10 km. Correr 6 km em menos de 40 minutos. Correr 03 vezes por semana. Qualquer meta. Ter um objetivo específico ajuda a manter o foco a curto e médio prazo.

3- Faça um planejamento do seu treino;
Existem profissionais que podem ajudá-lo nisso individualmente ou então grupos de corrida, onde os treinos são ministrados em grupos. Há também treinos disponíveis na internet. É extremamente válido que haja um planejamento profissional dos seus treinos de corrida para que você possa evoluir com eficiência e sem riscos de se machucar.

4- Não exagere;
A corrida vicia. 07 em cada 10 corredores se sentem “dependentes” do esporte. Por isso, muitos acabam praticando mais do que o corpo aguenta e, em pouco tempo, as costas travam, o joelho dói, o calcanhar torce. Não vale a pena. 03 vezes por semana é uma frequência adequada para iniciantes e intermediários.

5- Monitore sua frequência cardíaca;
Todas as manhãs observe sua frequência cardíaca. Se houver uma pequena variação, sem problemas. Mas se notar que sua frequência anda mais alta que o normal é importante procurar um médico e, se necessário, fazer alguns exames.

6 – Alimente-se corretamente;
Conforme falamos no início do texto, a corrida é um dos esportes que mais queima calorias. Por isso, é fundamental uma alimentação adequada para que sua necessidade de energia seja suprida. Consulte um nutricionista ou pesquise a melhor maneira de alimentar-se para exercícios aeróbicos. Fonte: catracalivre e horasdavida