Dias de folia

      O Carnaval é uma das datas mais esperadas do ano, por vários motivos, mas talvez o principal deles por ser uma data festiva na qual as festas são mais prolongadas e regadas a muita bebida.  Com isto, vem a questão de como manter o pique e disposição e evitar a ressaca.
Talvez um dos principais erros que cometemos nestas festas são o de não nos prevenirmos e planejarmos os cuidados para que o corpo não sinta os efeitos nocivos da folia. Basicamente, não podemos deixar de nos alimentar adequadamente e principalmente escolher alimentos não tão gordurosos que dificultam a digestão nos permitindo curtir a festa com muito mais disposição. Também algo bem simples e que ajuda muito a aliviar o calor e cansaço é hidratar o corpo adequadamente, conforme o uso de bebidas alcoólicas.
O que muitas vezes esquecemos na hora da festa, é que grande quantidade de  bebidas alcoólicas sem a reposição adequada, são favoráveis a desidratação.  Teremos um aumento da frequência urinária com perda maior de líquidos, que naturalmente já estão sendo perdidos pelo suor.
Então, aí vai a dica:
– Não fique de estômago vazio
– Beba muito líquido (água, sucos, água de coco) principalmente entre uma dose e outra das bebidas alcoólicas
– Fuja das misturas de bebidas diferentes (destilado, fermentado, bebida doce, energéticos)
– Não exceder em frituras e gorduras (comida de rua), caso fique sem opção prefira os industrializados, e se ainda não tiver opção prefira um milho cozido
– E no dia seguinte segue a dica de muito líquido e frutas frescas não ácidas, para que o sistema digestivo se refaça de forma mais rápida.

APROVEITE A FESTA CONSCIENTE!

Associação de Medicina de Novo Hamburgo