Dicas para um bom sono

Dormir bem é essencial para manter a saúde física e mental. Pessoas Longevas dormem em média 8 horas por noite, dormen e acordam geralmente no mesmo horário. Já sofremos um desgaste com a vida moderma, mas muitos problemas estão relacionados a má higiene (hábitos errados). Aqui vai algumas dicas da SBES (SOC. BRASILEIRA ESTUDOS DO SONO) para melhorar a qualidade do seu sono:

1) Procure manter horários regulares para deitar e acordar. Ajuda a manter ritmo biológico do corpo.
2) Evite levar atividade para a cama, como estudar, trabalhar, assistir tv, jogar e outros.
3) Se for ler um livro ou ver filme, evite os de conteúdo estimulante (suspense, terror).
4) Cuidar no quarto com sonoridade, luminosidade, temperatura, pois interferem no sono.
5) Não dormir com fome ou alimentado em excesso.
6) À noite evite energéticos, chás, chá preto, refrigerantes.
7) Evite o alcool à noite, pois embora pareça induzir o sono, perde muito em qualidade.
8) Evite  fumar, pois a nicotina pode ter efeito estimulante.
9) Evite brigar com a cama. Se tentar e não conseguir dormir, levante e tente fazer algo enfadonho ou repetitivo.
10) Usar remédio para o sono, somente com orientação médica.
Dr. Andres Kieling
Psiquiatra – CREMERS 15169