Diverticulose colonica
      Divertículos são bolsas, geralmente pequenas que se formam no intestino grosso, na sua grande maioria no colon esquerdo.
      A chance de ter divertículos aumenta com a idade. Aos 60 anos a incidência de divetículos é em torno de 30%.
      Diverticulos é uma doença que não apresenta sintomas e geralmente este diagnóstico é realizado em exame de rotina, a colonoscopia, feita para prevenção de câncer de intestino.
      A causa do aparecimento dos divertículos é desconhecida, mas sabe-se que é mais comum em pessoas cuja dieta é pobre em fibras.
      As pessoas que tem divertículos podem desenvolver complicações, como a diverticulite ou sangramento diverticular.
      A causa da diverticulite é desconhecida, mas o que ocorre são micro ou macroperfurações dos divertículos iniciando o processo inflamatório ou seja a diverticulite.
      Somente  4% a 15% dos pacientes que tem diveticulose, fazem diverticulite e os sintomas geralmente são dor forte do lado esquerdo do abdômen, febre e alteração do habito intestinal.
      A diverticulite deve ser adequadamente tratada, para evitar futuras  complicações. A cirurgia só é indicada quando o paciente não melhora com o tratamento clinico adequado ou quando ocorrem complicações.
      A hemorragia diverticular pode acontecer em pacientes mais idosos, geralmente de início espontâneo, e na maioria (90%) cessa sem tratamento específico.
      Os fatores de risco para o desenvolvimento de divertículos e suas complicações são:
1) Dieta pobre em fibras
2) Abuso de carne vermelha.
3) Obesidade.
4) Fumantes tem maior incidência de perfuração diverticular.
5) Uso de medicamentos como antinflamatórios aumenta a incidência de sangramento diverticular.
Nota: Pessoas que tem divertículos podem ingerir qualquer tipo de alimento, inclusive sementes. Não existe nehuma relação entre injerir sementes com complicações dos divertículos.
Dr Amauri Gilson Zimmermann 
CRM: 11397
Especialista em colo-proctologia
Titular da Sociedade Brasileira de Proctologia
Member of the American Society of colon and Rectal Surgeons.