Dor de garganta: Principais inflamações

FARINGITE:  O que é: inflamação na faringe – parede localizada no final da boca. Normalmente é provocada por vírus e pode evoluir para uma amigdalite bacteriana. Sinusite e refluxo são outros culpados pela inflamação. Sintomas: dor para engolir, falar e bocejar, e mal-estar; vermelhidão na parede no fundo da boca e furinhos vermelhos chamados aftas. Quando é infecção bacteriana, há também formação de placas de pus.
Tratamento: com analgésico e antitérmico (dipirona ou paracetamol). Se não houver melhora após um dia tomando o medicamento, procure um médico, pois a infecção pode ser bacteriana e você precisará de antibiótico.

AMIGDALITE:  O que é: inflamação nas amígdalas – tecidos arredondados que ficam um de cada lado na parede lateral da garganta; o mais comum é acontecer uma infecção viral, mas infecções por bactéria também são frequentes.
Sintomas: dor intensa, principalmente para engolir, febre, mal-estar e indisposição. Se as amígdalas estiverem inchadas e a região bem vermelha, a infecção é viral, e pequenas feridas vermelhas podem aparecer. Quando houver placas de pus, uma bactéria foi a causadora da infecção.
Tratamento: se parecer viral, siga as mesmas indicações dadas para faringite. Mas se você enxergar pus, procure o médico imediatamente.

LARINGITE: O que é: pode ser confundida com faringite, mas a infecção acontece na laringe e frequentemente é provocada por vírus. A laringe fica mais abaixo no pescoço, na região do pomo de Adão, onde a voz é produzida – não é possível vê-la sem ajuda de aparelhos médicos. Sintomas: primeiro, aparece dor local na região da laringe. Em seguida, vem a rouquidão e, por último, surge uma tosse seca e irritativa.
Tratamento: siga o mesmo indicado para faringite. E caso a rouquidão dure por mais de uma semana, vá o médico – ainda mais se você beber e fumar muito. Esse ato pode diagnosticar ou prevenir câncer na laringe!

DIGA AAAHHH!        Tire suas dúvidas sobre as inflamações
Há prevenção para a dor de garganta?
Sim. O principal é evitar a respiração pela boca, o que resseca a mucosa e facilita a proliferação de bactérias. Além disso, coma bem e evite entrar em contato com fatores que desencadeiem reações alérgicas em você.

O que é irritação na garganta?
É uma inflamação, normalmente causada por refluxo, nariz entupido ou poeira que entrou na garganta. Os sintomas são coceira, secura e sensação de que algo arranha. Para não virar infecção, desobstrua o nariz, lave-o com soro fisiológico e beba bastante água.

Qual a duração de cada caso infeccioso?
Quando é viral, permanece entre três e quatro dias. Já a infecção bacteriana dura mais – e é o uso de antibiótico que diminui o ciclo.

Posso usar pastilhas?
A maioria das pastilhas tem anestésico na fórmula, o que ameniza a dor. Entretanto não elimina o vírus ou a bactéria. Portanto, o melhor é tratar com os medicamentos adequados.

Quando é preciso retirar as amígdalas?
Quando se tem infecções recorrentes, com episódios variando de cinco a sete infecções bacterianas em um ano. É importante ressaltar que aqueles que retiram as amígdalas não estão livres de ter faringite. E a cirurgia pode ser realizada por questões de aumento das amigdalas, que causam obstrução do fluxo aéreo das vias aéreas superiores.

Em caso de dúvidas procure o médico OTORRINOLARINGOLOGISTA que trata das doenças do OUVIDO, NARIZ e GARGANTA.

Dr RODRIGO POZZI BEILKE
OTORRINOLARINGOLOGISTA
ADULTOS & CRIANÇAS
CREMERS 31455

Fonte: Jornal NH – Caderno de Saúde – Segunda-feira, 16 de outubro de 2017.