“Doutora, tira tudo!“
O nosso artigo de hoje é bem interessante, informativo e  poderá levar  muitas mulheres a refletirem sobre seus problemas ginecológicos.

No consultório ginecológico muitas vezes aparecem pacientes com sangramentos menstruais abundantes, ou com exames citopatológicos (  Papanicolau ) com alterações moderadas e/ou com ecografias mostrando miomas e/ou outras anormalidades. Muitas dessas pacientes chegam ansiosas, querendo pressa na resolução dos seus problemas, chegam já dizendo “Doutora, tira tudo!”

No entanto, com a medicina moderna, temos muitas possibilidades de resolução de problemas benignos de forma mais conservadora. Para alterações no citopatológico há protocolos internacionais e do Instituto Nacional do Câncer norteando as condutas, se observação e controle ou cirurgias via vaginal ( cone ou LEEP ).  Se as queixas relacionam-se à menstruações muito fortes, se precisa saber os motivos: para muitos problemas há tratamentos via oral com medicamentos hormonais ou não, com Diu medicado, com injeções especiais, cirurgias menores ambulatoriais. Enfim, há inúmeras soluções mais conservadoras antes de se decidir “ tirar tudo !” para doenças benignas.

Mas é preciso calma, paciência com os tratamentos conservadores, pois o útero que tem anormalidades e alguns outros distúrbios precisam um tempo para se ter uma resposta terapêutica positiva  e/ou para se saber se o problema progride ou não.  Pensem nisso caras leitoras, muitas vezes vale à pena tentar tratamentos clínicos e conservadores, pelo menos para se ter uma ideia da evolução do problema e para  se pensar melhor sobre as opções mais drásticas.

Dra Carmem Helena Snel – CRM 13284
Especialista em  pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia- Genistoscopia ( colposcopia )
Especialização em Geriatria pela ULBRA
Especialista em Acupuntura Médica pela Associação Médica Brasileira
Publicado no Jornal NH – 24 a 28 de setembro de 2012

Cuidar e preservar a NATUREZA é cuidar e preservar a VIDA!!!