Estresse

Acostumamo-nos a pensar que o estresse é algo ruim… Isto nem sempre é verdade!

Estresse… Quando ouvimos esta palavra logo pensamos em problemas financeiros, excesso de trabalho, abalos emocionais, insegurança, brigas… Mas nem sempre o significado  é este.

Queremos falar sobre acontecimentos que provocam mudanças no corpo e na mente – para nos manter vivos.  Respostas inconscientes  frente a fatores estressores preparando o corpo para agir e reagir conforme a necessidade.

A resiliência é a capacidade de aproveitar de forma construtiva a resposta ao estresse, uma habilidade essencial para a saúde mental mas pouco difundida.

O mundo em que vivemos hoje tem nos cobrado uma velocidade sem limites, onde temos pouco tempo a pensar, pouca resistência para sofrer, e muitas respostas imediatas, sem tolerância ao erro.

O resultado disso tudo são pessoas com um currículo invejável, cheias de conhecimento técnico e com as máquinas mais avançadas à sua disposição, mas frágeis emocionalmente  e incapazes de lidar com qualquer sentimento de frustração.

Sermos obrigados a lidar com dificuldades ajuda a desenvolver  maturidade, autoestima, aprimoramento pessoal e resiliência. Sem passarmos por situações desgastantes, teríamos pouquíssima resistência a frustrações. A pessoa com estas características não estaria evitando o estresse, mas aprendendo a dominá-lo e usá-lo a seu favor.

É possível aprender a pensar e agir de maneira que favoreça o desenvolvimento da resiliência.

É possível reinterpretar o significado de eventos adversos e enxergá-los de forma mais amena; não estamos negando o sofrimento, mas aceitando e indo além dele.

Aceitar o que é inevitável e ser humilde diante do que não é possível mudar.

Conseguir enxergar além dos problemas sem se ater apenas a eles, nos traz mais chances de alcançar nossos objetivos.

A terapia e auto-análise nos ajudam a ter flexibilidade cognitiva para lidar com as situações, a reconhecer que para um mesmo problema há várias interpretações e saídas possíveis, e por isso é essencial escolher a mais adequada.

Dra. Caroline Peter Scherer
Psiquiatria – CRM 25436