Feliz Ano Novo – Um 2014 verde para todos
Leitores, quero motivá-los através dessa coluna, para repensar os famosos temas “outubro rosa”, “novembro azul” e propor para 2014 um ANO NOVO VERDE, todo e mensalmente VERDE.
Verde é a cor da clorofila das plantas, de onde provêm a liberação do oxigênio. Verde é a cor que sinaliza e representa os processos químicos responsáveis pela manutenção da vida na natureza.
Cada noite as árvores e outros seres clorofilados cumprem seu dever com a fotossíntese e não é só uma temporada, um mês. A natureza nos fornece saúde cada noite renovando o ar, é incansável conosco: sugiro nos espelhar nela e em cada dia de 2014 proponho a cuidar e renovar os cuidados conosco e com a nossa saúde. Essa é uma idéia que venho propor publicamente.
Nos “outubros rosa” e nos “novembros azuis” a idéia é a detecção de câncer ginecológico e do câncer de próstata, respectivamente. Na minha proposta de FELIZ ANO NOVO VERDE, eu sugiro medidas diárias para a PREVENÇÃO de câncer e outras doenças, através de alimentação e hábitos saudáveis, atividade física, lazer, descanso e sono saudáveis, consultas periódicas, cuidados de higiene e na exposição ao sexo e ao sol, cumprir as vacinações, etc.
Para 2014 , lembrem-se: VIVAM “VERDE”, VIVAM EM SAÚDE. FELIZ e ABENÇOADO 2014 !
Dra. Carmem Helena Snel – CRM 13284
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO
Especialista em Acupuntura Médica pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura
Especialização em Geriatria pela ULBRA