Gripe ou Resfriado?

A gripe é uma doença grave, contagiosa, causada pelo vírus Influenza (tipo A,B e C) e o resfriado é menos agressivo e de menor duração, causado pelo Rhinovírus (com seus vários tipos), sendo que a transmissão de ambos, entre as pessoas, se dá através das vias respiratórias.

A gripe surge com sintomas severos de febre alta, dor de garganta, dores no corpo, dor de cabeça, fraqueza, mal-estar geral, calafrios, tosse intensa e dificuldade de respirar, e em idosos e pessoas com baixa imunidade, pode haver necessidade de internação hospitalar, às vezes levando o paciente à morte. O resfriado pode provocar irritação na garganta e no nariz, espirros, coriza, obstrução nasal, e às vezes, mal estar geral com pequeno aumento de temperatura corpórea.

A gripe dura cerca de 1 a 2 semanas e o resfriado, em geral, dura cerca de 4 a 7 dias, ambos desaparecendo á medida que o organismo melhora suas defesas. Contudo, nada impede que uma mesma pessoa tenha episódios das citadas doenças causadas por germes. Tanto a gripe como o resfriado podem se complicar, principalmente quando a pessoa está com baixa imunidade, o que é comum em crianças pequenas, idosos, asmáticos e pessoas com doenças crônicas, ocorrendo inflamação do ouvido (otite) e dos seios da face (sinusite), além de piorar as crises asmáticas e bronquites.

Para evitar a gripe ou resfriado, consuma uma alimentação saudável, ingira bastante líquidos, economize energia, respeite o tempo de sono, lave as mãos com frequência e evite o contato com os olhos, nariz e boca, além de manter sempre o ar ambiente circulando,impedindo o aumento da concentração de vírus.

O Ministério da Saúde, por intermédio da Fundação Nacional de Saúde, promove uma campanha anual de vacinação contra a gripe em todo o País, com objetivo de alcançar a população a partir dos 60 anos de idade, gestantes e crianças de 6 meses a 2 anos.

Associação de Medicina de Novo Hamburgo
Publicado no Jornal NH – 28.05.2012 – Caderno Saúde – Página 7