Hemorróidas
Hemorróidas são veias dilatadas localizadas na área anal. Existem hemorróidas internas, externas e mixtas e esta classificação depende da localização.
Qual a causa das hemorróidas?
A causa exata é desconhecida, entretanto o fato da postura humana ser bípede contribui para a diminuição do retorno venoso. Outros fatores que contribuem são:
Constipação.
Obesidade.
Gravidez.
Hereditariedade.
Esforços físicos contínuos.
Quais os principais sinais e ou sintomas?
Sangramento anal.
Dor anal.
Prolapso.
Coceira.
Quais os tratamentos que existem para as hemorróidas?
Existem diferentes tratamentos, entre eles:
Escleroterapia ou Coagulação. Realizada nas hemorróidas internas de 1º grau que sangram. Consiste em injetar uma substância esclerosante ou  usar um aparelho de nome Infrared, que coagula as hemorróidas através de raios ultravioletas.
Ligadura Elástica. Indicada nas hemorróidas internas de 2º e 3º graus. É realizado com pequenos elásticos que estrangulam o mamilo hemorroidário. É um procedimento realizado em consultório, tendo pouco desconforto. Atualmente é um dos métodos mais usados.
Stapler  hemorroidectomia: É um grampeador com  grampos de titânio. É utilizado para cirurgia de hemorróidas internas de 2º e 3º graus. Este método não elimina as hemorróidas externas. Geralmente causa mais desconforto que a ligadura elástica e menos desconforto que a hemorroidectomia convencional.
THD: Ligadura das artérias hemorroidárias guiada por Doppler. Este método é indicado para hemorróidas internas, considerado pouco invasivo, e necessita de material especial composto por anuscópio e Doppler. Este método não retira as hemorróidas externas, ou seja, quando as hemorróidas externas estão presentes, temos que retirá-las de forma convencional.
Hemorroidectomia convencional: É o método mais completo para  remoção das hemorróidas, tanto as internas como as externas.É indicada nas hemorróidas mixtas e em pacientes cuja  ligadura elástica falhou.A hemorróidectomia a lazer não oferece nenhuma vantagem em relação a hemorroidectomia standart. Os resultados obtidos são os mesmos e, ao contrário do que as  pessoas  acreditam, a cirurgia a lazer não oferece menos dor que a standart.
Dr. Amauri Gilson Zimmermann
CRM 11397
Especialista em colo-proctologia
Titular da Sociedade Brasileira de Proctologia
Member of the American Society of colon and Rectal Surgeons
Fonte: Jornal NH – Bem Estar