Medicina Preventiva parte 3 – Colesterol

      Seguindo o tema de artigos que escrevi sobre medicina preventiva, hoje gostaria de abordar os exames de colesterol total, HDL e triglicerídeos. Eles fazem parte do “kit prevenção” que muitos médicos solicitam e que muitos pacientes esperam fazer. Assim como o exame da glicose, que já abordei antes, mesmo sendo de preço acessível, a solicitação exagerada de tais exames colabora muito para o preço final da mensalidade dos planos de saúde, bem como por vezes motivar investigações caras e tratamentos que não mudam o mais importante: o desfecho.
Os exames de colesterol total, HDL e triglicerídeos, podemos ser chamados, genericamente, de lipidograma. A intenção inicial desses exames é ajudar na avaliação do risco de eventos vasculares – a nomear: infarto do coração, derrame cerebral, risco de doença nos vasos que possa resultar em falta de circulação nas pernas, entre outros.
A maioria desses exames é feito utilizando-se de máquinas de laboratório que fazem a leitura usando o soro do paciente (uma parte do sangue retirado na coleta). Um deles, no entanto, normalmente não é feito em máquina, e sim com um cálculo simples que não necessita mais do que 5 anos de ensino básico de escola: o LDL. Como muitos podem conferir em seus exames, o método para essa aferição se chama Método de Friedwald, que é um cálculo fácil e que todo médico deveria saber. Fazer esse cálculo custa, em geral, em torno de 12 reais, pode às vezes custar mais.
E quem se beneficia mais de realizar os exames? Quem precisa fazê-los? Conforme a Força-Tarefa para Serviços Preventivos dos EUA, o a indicação principal são homens acima dos 35 anos, mulheres acima dos 45 anos, ou qualquer um a partir dos 20 anos, se tiver pelo menos um fator de risco para doença cardiovascular.
É interessante notar, porém, que não há recomendação de periodicidade de realização destes exames – ou seja, não é razoável pensar que eles devem ser feitos uma vez por ano, se na primeira vez os exames tiveram bons resultados.

Dr. Pedro Guilherme Schneider
Medicina Interna / Reumatologia – CREMERS 28572