Pólipos Colorretais

Pólipo é um tumor na parede do intestino ou reto. Existem pólipos sésseis ou pediculados.

Ver figura.

polipos-colorretais

Pólipos são comuns na parede do intestino ou reto, e ocorrem na freqüência de 15 á 20% da população adulta. A grande maioria dos pólipos são benignos, mas a relação de certos pólipos com o câncer é bem conhecida.

Quais os sintomas dos pólipos?

A maioria não apresenta sintomas e são encontrados em uma colonoscopia de rotina, mas em algumas situações menos freqüentes podem produzir sangramento anal, mucorréia e alterações do hábito intestinal. Raramente dor abdominal.

Como são diagnosticados os pólipos?

A maneira mais simples e prática é fazer o exame de colonoscopia. A colonoscopia é um instrumento flexível, que visualiza o reto e o intestino grosso.

A preparação do intestino é necessária e é realizado sob sedação.

Os pólipos precisam ser retirados?

Sim, todos os pólipos que são visualizados devem ser retirados durante a colonoscopia e encaminhados á anatomia patológica.

A maioria dos pólipos são retirados durante a colonoscopia, raros pólipos, dependendo do tamanho e localização não são factíveis de serem retirados por colonoscopia, e nestes casos necessitam cirurgia.

Podem os pólipos recidivar?

Quando o pólipo e todo removido á recidiva é rara, mas podem se formar novos pólipos.

A incidência de formação de novos pólipos é de 30% em pessoas que já tiveram pólipos. Nestes casos os pacientes necessitam de um acompanhamento diferenciado.

Dr Amauri Gilson Zimmermann
CRM 11397
Especialista em colo-proctologia
Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia
Member of the American Society of Colon and Rectal Surgeons

Fonte: Jornal NH – Caderno Saúde – Segunda-feira, 28 de novembro de 2016.