Poluição Sonora – Quando e como ocorre?

A poluição sonora ocorre quando em um determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição que causam vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.

O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, etc. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer em curto prazo, outros levam anos para serem notados.

Efeitos negativos da poluição sonora na saúde dos seres humanos:

  • insônia (dificuldade de dormir); · Estresse; · Depressão; · Perda de audição; · Agressividade; · Perda de atenção e concentração; · Perda de memória; · Dores de Cabeça; · Aumento da pressão arterial; · Cansaço;
    · Gastrite e úlcera; · Queda de rendimento escolar e no trabalho; · Surdez (em casos de exposição à níveis altíssimos de ruído)

    Recomendações importantes para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante:

– Evitar locais com muito barulho; escutar música sempre no volume baixo para médio; não ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído; usar fones de ouvido em volume baixo, não gritar em locais fechados, evitar locais com aglomeração de pessoas conversando, ficar longe das caixas acústicas nos shows e fechar as janelas do veículo em locais de trânsito barulhento.

Curiosidade: Nível de ruído provocado (aproximadamente – em decibéis)

– torneira gotejando (20 db)
– música baixa (40 db)
– conversa tranqüila (40-50 db)
– restaurante com movimento (70 db)
– secador de cabelo (90 db)
– caminhão (100 db)
– britadeira (110 db)
– buzina de automóvel (110 db)
– turbina de avião (130 db)
– show musical, próximo as caixas de som (acima de 130 db)
– tiro de arma de fogo próximo (140 db)

Você sabia?

– É comemorado em 7 de maio o Dia do Silêncio.
– Para medir o nível de ruído num determinado ambiente, os técnicos utilizam um aparelho chamado decibelímetro.

RODRIGO POZZI BEILKE
Otorrinolaringologista
ADULTOS & CRIANÇAS
CREMERS 31.455

Fonte: Jornal NH – Caderno de Saúde – Segunda-feira, 24 de abril de 2017.