Preste atenção nos sinais da pele
A pele é o maior órgão do corpo humano e pode nos ajudar a entender o que está acontecendo dentro do organismo. Vários problemas podem ser detectados através dela e, por isso, é importante ficar atento aos sinais e saber qual é o momento de procurar um especialista.
“Se houver carência excessiva de algum nutriente, oligoelemento, vitamina ou todos juntos, como nas dietas muito restritas, alguns sinais clínicos serão evidentes: pele seca e descamante (como que esfarelando), queilites (lesões em lábios), dificuldade de cicatrização de feridas, coceira difusa por todo corpo (por causa da pele seca), além de queda de cabelo e unhas fracas e quebradiças”, explica Dra. Samantha Kelmann, dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Com a carga de trabalho e de estresse cada vez mais intensa, muitas vezes as pessoas se alimentam de maneira errada e reduzem a ingestão de alguns alimentos por muito tempo sem mesmo perceberem. Além disso, a falta de nutrientes básicos refletida na pele também pode ser consequência de algum distúrbio na absorção dos alimentos no intestino. Quando isso acontece, mesmo com a ingestão adequada, certos oligoelementos ou vitaminas não conseguem atingir as células-alvo. Pode haver também alteração na metabolização do alimento, com o prejuízo da incorporação dele nas células. “Dietas são muito bem-vindas, mas devem ser feitas com seguimento de profissionais como nutricionistas, nutrólogos e endocrinologistas”, alerta Dra. Samantha.
Cuidados com a pele
Além do acompanhamento médico quando necessário, algumas dicas são fundamentais para manter a pele saudável.
•Quem tem tendência ao ressecamento deve utilizar sabonetes suaves, tomar banhos rápidos e mornos.
•Evite o uso de buchas abrasivas, ou o hábito de muitos banhos ao dia.
•Após o banho, é importante o uso de hidratantes diariamente.
•O abuso excessivo do sol é extremamente maléfico. Evite a exposição nos horários entre 10h e 15h.
•Não se esqueça de remover a maquiagem e enxugar corretamente entre os dedos dos pés após o banho.
“Uma pele saudável e hidratada, independente da idade, não apresenta descamações nem rachaduras, tem um toque firme e um brilho característico”, finaliza Dra. Samantha.
A pele é nossa barreira protetora. Cuide bem dela!
Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz