Puericultura
O termo puericultura vem do latim puer, pueris = criança e cultura, cultura = criação, cuidados.
Sabemos que o crescimento do ser humano ocorre desde o momento de sua concepção até o final de sua vida e que poderemos evitar muitas doenças orientando cuidados com alimentação, higiene, sono, vacinas, comportamento, relacionamento da criança com os outros e com o ambiente em que ela vive, etc.
Os primeiros mil dias de uma criança são período determinante para o seu crescimento e desenvolvimento.É de fundamental importância o acompanhamento do peso, estatura, perímetro cefálico (reflete crescimento cerebral), desenvolvimento neuropsicomotor,avaliação da visão,audição, nutrição, prevenção de acidentes…
Os cuidados adequados  poderão prevenir diversas doenças da vida adulta. E é da competência do pediatra  a  realização de uma puericultura plena, desde a consulta pré-natal até o final da adolescência. Sim, é o pediatra quem deve assistir ao adolescente, seus questionamentos e anseios, suas mudanças corporais e comportamentais, sua sexualidade… Orientemos e ensinemos que a saúde física e mental é um bem a ser conquistado,e  que a vergonha de ir ao pediatra na adolescência deve se transformar em orgulho de ter à disposição um profissional em quem confiar.

Períodos recomendados para as consultas de puericultura (“consultas de rotina”):

-Pré-natal
-Neonatal: até 7 dias de vida
-Com 1 mês, 2 meses, 3, 4, 5 e 6 meses
-Com 9 e 12 meses
-Consultas trimestrais até os 2 anos
-Consultas semestrais até os 4 anos
-Consultas anuais dos 5 aos 20 anos
Em algumas situações de risco podem ser necessárias mais avaliações, como em prematuros, sindrômicos, etc.

Não deixe de levar seu filho para as consultas de puericultura com o professional competente, o pediatra! 
Margaréte Fernandes dos Santos
CRM 18342