Socorro!!! Estão limitando as mamografias no Brasil!
No dia 14 de fevereiro último, o Conselho Federal de Medicina * (CFM) entrou com uma ação civil pública contra a União questionando a Portaria do Ministério da Saúde número 1253, de novembro de 2013. Essa portaria ministerial foi questionada judicialmente PORQUE vai garantir via SUS, a partir de agora, o custeio de mamografias SOMENTE PARA MULHERES com idades entre 50 a 69 anos. Isto ainda, que ficou uma dúvida no texto se ficaria garantida a mamografia bilateral… sim porque apesar parecer completamente inusitado, não parece claro na referida portaria se a mamografia paga pelo SUS será sempre bilateral….

Segundo o vice-presidente do CFM, Dr. Carlos Vital a “exclusão das mulheres dessa faixa etária, até 49 anos, de realizarem mamografia diagnóstica no SUS, nada mais é do que um retrocesso social, ferindo um dos Princípios Constitucionalmente protegidos “.  Também essa portaria conflita com as determinação da lei 11.664 de abril de 2008 que dispõe sobre “a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres de colo uterino e de mama no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

O câncer de mama é o câncer ginecológico mais frequente; entre os cânceres é o que mais mata as mulheres e tem sua incidência aumentando no nosso meio. Cerca de 1/3 dos casos de câncer de mama ocorre em mulheres abaixo de 50 anos , OU SEJA, faixa etária que será EXCLUÍDA DE RASTREAMENTO no SUS se essa portaria de fato, for cumprida.

LEITORAS, LEITORES, REFLITAM SOBRE ISSO. Bem no mês da MULHER, bem que poderíamos receber notícias melhores vindas do Ministério da Saúde do Brasil.

*Extraído do site www.cfm.org.br, dia 15/02/2014

Dra. Carmem Helena Snel
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO
Especialista em Geriatria pela ULBRA

Especialista em Acupuntura Médica pelo Colégio Brasileiro de Acupuntura