Surdez súbita exige atendimento imediato

A perda súbita de audição é um distúrbio raro, que afeta uma em cada 10 mil pessoas aproximadamente. Geralmente atinge homens e mulheres na faixa dos 40 aos 50 anos e não há uma causa definida para o problema.

Doenças infecciosas, como uma caxumba ou um distúrbio vascular, como isquemia, podem levar à perda repentina da audição. Essa surdez repentina deve ser sempre encarada como uma emergência médica. A pessoa acometida deve sempre procurar assistência médica em caráter de urgência. Em um período de até 14 dias, temos mais chances de tratar e até de recuperar parte da audição. Aproximadamente 50% dos pacientes recuperam a audição espontaneamente.

Previna e trate:

# A prevenção contra alguns danos auditivos é possível, mas a exposição aos ruídos intensos por longo período provoca perda permanente da audição porque danifica as células internas do ouvido. Profissionais expostos ao barulho devem usar atenuadores de ruídos. Músicos também podem se proteger com equipamentos especiais

# A investigação médica determinará se a perda auditiva é ou não irreversível, fato que está ligado à causa do problema

# Pode-se realizar tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Já nas seqüelas permanentes, os cuidados podem envolver desde o uso de aparelhos auditivos até o implante coclear.

Perguntas Freqüentes:

O estresse pode provocar a perda súbita da audição?
Não, porém doenças provocadas pelo estresse podem causar surdez súbita, como exemplo a crise de pressão alta, problemas circulatórios e vasculares. O estresse, diretamente, não.

A labirintite predispõe ao distúrbio?
Não.  O que o paciente pode sentir é uma tontura associada à surdez súbita.     Não há  ligação entre os dois problemas, tanto na literatura médica quanto na prática clínica. Geralmente, a pessoa com surdez súbita não tem nenhuma doença relacionada à audição.

O uso excessivo e em alto volume de tocadores de música leva ao problema?
Não. A pessoa terá uma perda lenta e gradual da audição, causada pelo ruído alto constante. A surdez súbita não tem uma causa precisa.

EM CASO DE DÚVIDA, CONSULTE O SEU MÉDICO!

OTORRINOLARINGOLOGIA é a especialidade que trata das doenças do OUVIDO, NARIZ e GARGANTA, entre outras.

Dr. Rodrigo Pozzi Beilke
Otorrinolaringologista
Adultos  &  Crianças
CREMERS 31.455

Fonte: Jornal NH – Caderno de Saúde – Segunda-feira, 17 de julho de 2017.