Tontura e vertigem

O QUE É TOTURA? Sensação de cabeça leve, flutuação, desequilíbrio, impressão de estar caindo e de a cabeça rodando. Em torno de 20 a 30% da população já sofreram com algum destes incômodos característicos da tontura, a terceira queixa mais frequente nos consultórios médicos, atrás apenas da dor e da fadiga.

O QUE É VERTIGEM? Grande parte das pessoas acham que tontura e vertigem é a mesma coisa, mas na verdade a vertigem é um tipo de tontura, caracterizada pela sensação de rotação do espaço. Portanto toda vertigem é uma tontura, mas nem toda tontura é uma vertigem. A vertigem é o tipo mais comum de tontura e o sintoma principal das labirintopatias.

TONTURA X VERTIGEM: A tontura pode ser consequência de problemas neurológicos, alterações de visão e de coluna cervical, de doenças como o Diabetes ou efeito colateral causado por ingestão e intoxicação por alimentos, álcool em excesso, nicotina ou cafeína entre outros motivos.  Sua principal causa, as doenças do labirinto, órgão do ouvido interno que tem função na audição, mas também atua como centro de regulação do equilíbrio, que junto com outros receptores sensoriais com pele, olhos e músculos, processa informações da posição do corpo humano no espaço que ocupa, mantendo o equilíbrio corporal.

Para que o diagnóstico seja preciso e o tratamento eficiente é preciso reconhecer o tipo de tontura do paciente, e assim, investigar suas causas.

NÃO ROTATÓRIA: Provoca a sensação de desmaio, a queda súbita de pressão e o escurecimento da visão. Uma de suas causas é o movimento de levantar rápido, chamado de hipotensão postural.

ROTATÓRIA: Chamada de vertigem, é causada por um distúrbio do Labirinto (ouvido interno) ou de suas conexões centrais.

Nestes casos, evite atividades de risco, evite dirigir automóvel, atravessar a rua só, manusear cozimento de alimentos no fogão e quaisquer outras atividades que exijam precisão através dos movimentos e equilíbrio.

Existem exames precisos, tanto testes clínicos, como complementares que ajudarão na definição do diagnóstico e o apontamento para o tratamento adequado.

Dr. Raul Cassel
Médico e vereador

Fonte: Jornal NH – Caderno de Saúde – Segunda-feira, 13 de março de 2017.